www.55pbx.com
0800 055 0055
quero@55pbx.com.br

Qual a diferença entre PABX analógico e PABX virtual?

Qual a diferença entre PABX analógico e PABX virtual?

pabx virtual x pabx analogico

Antes de mais nada, o PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma central telefônica utilizada por diversos negócios com o intuito de facilitar a comunicação por meio de linhas telefônicas, que possui diversos tipos, entre eles, os mais importantes são o analógico (tradicional) e virtual (nuvem). Antes de migrar para nuvem, muitas dúvidas costumam surgir sobre quais são as principais diferenças entre PABX analógico e virtual.

Infraestrutura

O PABX analógico são hardwares, equipamentos que precisam ser instalados em conjunto com link de internet/telefonia. Alguns fabricantes conhecidos são: Avaya, Panasonic, Siemens, Intelbras e demais Centrais Telefonicas. Com isso, você demanda de um contrato de telefonia com operadoras como Vivo, Embratel, entre outras para que possa ter o sistema funcionando perfeitamente. Já o PABX virtual é uma solução 100% em nuvem, que não necessita de infraestrutura, a instalação é rápida e feita pela internet. Normalmente é ofertado o sistema do PABX Virtual em conjunto com a telefonia, o que melhora a gestão de contratos e custos.

Features

A solução de Central Telefonica tradicional necessita de equipamento de telefone tradicional ou IP para receber e direcionar chamadas. Além da ajuda de um suporte para criação de softwares para distribuição automática de chamadas (DAC), URA (Unidade de resposta audível), ligações ativas preditivas (Discadora), entre outras soluções. A solução em nuvem completa dispensa a criação destes softwares, pois já possui estas ferramentas como nativas na plataforma.

Gerenciamento

O PABX analógico necessita de suporte físico para qualquer problema, visto que é uma solução proveniente de equipamento físico e alocado na própria empresa através de servidores, que não possui rápida e fácil escabilidade. Já a plataforma PABX virtual disponibiliza autonomia para o cliente estender ou reduzir os seus recursos, como ramais e demais funções, além de otimizar o recurso de pessoas, pois algumas empresas de PABX virtual oferecem suporte para gerenciar, auxiliar e monitorar a conta.

Tecnologia

A principal diferença entre o PABX analógico x virtual é a tecnologia, a solução tradicional apenas realiza e transfere chamadas entre ramais. A solução virtual é baseada na premissa CCaaS (Contact center as a service). Ou seja, é uma plataforma em eterno desenvolvimento para tornar possível a inclusão de novas ferramentas e funções para atender novas necessidades, como a melhoria da experiência ao cliente (Customer Experience – CX).

Definitivamente, a solução PABX virtual é a melhor opção visto que possui melhores custos benefícios, como redução e otimização de recursos. Afinal, possui mais soluções para criar um relacionamento de confiança entre você e o seu cliente, e flexibilidade com conformidade para a equipe fazer home office.

A 55PBX é a solução completa em nuvem, com a proposta de autonomia. Realiza chamadas através da internet, faz troca automática de ramais privados, facilita a criação de URA, recurso de Discadora e formulário de contato, com diversos relatórios (KPI, TMA, TME, TMO, CSAT e muito mais). Também entrega ferramentas para melhoria da experiência ao cliente, como gravação de telas e chamadas, speech to text – conversão de áudio para texto.

Gostaria de conversar com um especialista para experimentar a solução 55PBX? Clique aqui para solicitar o contato, vamos adorar participar da sua jornada 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.