O que esperar da Black Friday 2020?

A Black Friday 2020 será diferente pelo contexto da crise que o mundo está enfrentando. Apesar da retração prevista de 6,5% do PIB e o desemprego que pode chegar aos 14% até o fim do ano, essa crise adiantou cinco anos de transformação digital em cinco meses. Principalmente pela mudança de hábito dos consumidores. São 5 milhões de novos clientes de e-commerce na América Latina durante a pandemia. Há muitas incertezas sobre qual será a situação do varejo até setembro, se as lojas de todo país poderão abrir, mas algumas estratégias podem preparar os comerciantes para diferentes cenários.
Insights para retomar atividades
A aderência de vários setores e empresas de diversos tamanhos, produtos e serviços é uma tendência que vem se repetido ao longo dos dez anos de Black Friday no Brasil. Ganhando cada vez mais a simpatia do consumidor, mais ninguém deve ficar de fora.
Por meio desta ação é possível alavancar vendas e conquistar novos clientes. Por exemplo, um supermercado pode atrair mais olhares por meio de descontos em itens que não são do dia a dia, como produtos da mercearia, do bazar ou bebidas.
Além disso é uma oportunidade para desovar o estoque e retomar atividades. Já é possível ver os primeiros sinais de ansiedade do consumidor, especialmente na categoria de aparelhos digitais. Durante o isolamento, muitas pessoas estão trabalhando de casa. Essas mesmas pessoas estão aguardando a Black Friday para substituir seus computadores e demais itens de informática.
A hora de se planejar é agora
Sabia que no Dia dos Namorados alguns apps de delivery de comida ficaram fora do ar por horas, devido à alta demanda? E alguns restaurantes não deram conta dos pedidos? Imagine na Black Friday. Não dá para perder vendas por causa de instabilidade no sistema ou falta de planejamento.
A tecnologia é um meio para alcançar os objetivos, mas o essencial é a estratégia. O planejamento comercial e logístico precisa ser feito agora, considerando diferentes cenários do mercado, cadeia de suprimentos e atendimento.
Em geral, todos estão mais ansiosos, por isso é necessário ter muita atenção com a experiência do cliente no pós-venda. Estar preparado para eventualidades é primordial para alcançar resultados positivos quanto a percepção da marca.
Inicie a sua jornada de transformação digital
Iniciar a jornada digital da sua empresa é mais fácil do que imagina. Ao criar um perfil nas redes sociais, postar fotos dos seus produtos e conversar com os seus clientes pelo direct do Instagram, por exemplo, você já começou a transformar o seu negócio.
Por isso, essas dicas não são apenas para grandes empresas e e-commerces, é para empresas pequenas também. Imagine como um micro empreendedor pode fortalecer o seu negócio através da construção de relacionamento um a um.
A chave para a transformação digital é o contato. Vale ressaltar o potencial do mercado online. Há 230 milhões de smartphones, 150 milhões de usuários de WhatsApp e 80% de casas com acesso à internet no Brasil. E como diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a pandemia serviu para despertar a transformação digital, ainda há muito espaço para crescer.
Você pode definir a realização dessas iniciativas para a Black Friday, mas estes esforços irão perpetuar os resultados após a data, tornando a sua empresa muito mais versátil. Pois, de acordo com a pesquisa feita pelo Ibope e a Rede Globo, 46% dos brasileiros vão manter o hábito de compra online.
A Black Friday 2020 acontecerá no dia 27 de novembro. Conseguimos encorajar você a pensar em ofertas especiais para a data? Clique aqui e saiba como a 55PBX pode turbinar as suas vendas, ou comente a sua visão sobre a data 😉