11 4873 2198
quero@55pbx.com

O que é VoIP? Entenda as diferenças entre PABX e PBX

O que é VoIP? Entenda as diferenças entre PABX e PBX

voip-vs-pbx-pabx

O que é VoIP PBX?

Desde que foi lançado em 1997, o IP-PBX VoIP é o que há de mais moderno em comunicação empresarial até os dias de hoje, que constantemente recebe aprimoramentos. Segue os mesmos princípios do PABX analógico, mas como sua central é na nuvem, não há necessidade do operador ficar preso à um terminal de telefone fixo. Assim pode ter acesso ao ramal de qualquer lugar do mundo desde que tenha acesso a internet. Porque o sistema IP-PBX utiliza servidores de armazenamento de dados e a programação dos ramais em rede.

Com a era digital, o IP-PBX melhorou muito a qualidade das ligações e reduziu muitos custos com instalações tornando-se um serviço acessível, prático e eficaz por utilizar hospedagem virtual em servidores. Hoje existem sistemas com URA, integrações com CRM, fila de espera, monitoramento de chamadas e uma série de serviços que podem ser conferidos no site da 55PBX.

O sistema de telefonia VoIP (Voice over IP) para PBX é uma tecnologia querida em todo o mundo, pode ser utilizada tanto em um telefone IP, como também em um desktop ou laptop com headset, seja pelo cabo de rede como também via Wi-Fi.

A origem do PABX

PBX ou PABX é a sigla de Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), sistema sucessor do PMBX. Veja o esquema abaixo ilustrando a origem do PABX:

Operadoras de telefonia de Seattle em uma troca de ramais privados (PMBX) em 1952.

Central telefônica (PABX) TESLA no início dos anos 70 produzida na Checoslováquia.

Esta inovação impactou e transformou o mundo da telefonia por automatizar os trâmites entre linhas e ramais diminuindo o custo e o tempo de operações, facilitando a instalação e criando mais oportunidades para novos usuários do sistema. Conheça a história completa sobre o surgimento do PABX que ainda está sendo escrita e adaptada para as necessidades dos clientes clicando aqui.

Como funciona o PABX analógico

O PABX ou Central Privada de Comutação, é um sistema geralmente usado por empresas. A linha principal (chave/tronco) que passa por uma central de comutação é dividida em ramais (ramos) e distribuída entre usuários individuais. Isso permite que vários usuários utilizem a mesma linha, por exemplo 11 5555-5555, e dividam a mesma em linhas isoladas com seu número de ramal. Ex.:1155555555 + número do ramal.

Com o surgimento e a expansão da internet novas tecnologias foram desenvolvidas, principalmente na área da comunicação. Com isso, novos sistemas substituíram o PABX analógico que tanto marcou uma era. Ainda existem empresas que usam o sistema analógico, que está ultrapassado, gerando despesas altas de manutenção com relação ao seu sucessor o VoIP PBX, conhecido também como PABX Virtual. Clique aqui para saber todas as vantagens desta nova tecnologia.

Como posso começar a usar VoIP?

É necessário aquirir uma linha telefônica em conjunto com o PABX Virtual, isto é, um tronco DDD fixo, 0800, 4003 ou qualquer outro número nacional. As duas combinações em questão são complementares, de modo que irão viabilizar o uso total da plataforma garantindo o bom desempenho da mesma. Restou alguma duvida sobre este tema? Tire agora mesmo com o nosso time 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.