O que é o número 0800?

Número 0800

É um tanto comum ouvir falar de 0800 no dia a dia e até se popularizou como sinônimo de algo grátis e de atendimento ao cliente. O que poucos sabem é da importância que ele tem na história.  Neste artigo você aprenderá sobre a sua origem, para que ele serve e como você pode ter um.

Quando surgiu o 0800?

Ele teve seu surgimento no Reino Unido nos anos 80 pela British Telecommunications como número geográfico tendo vários prefixos já servindo para serviços gratuitos de telefone para quem realizava a chamada. Entretanto, por falta de regulamentação outras empresas também começaram a usar o número. Com o tempo a tecnologia das telecomunicações foi se expandindo, mais pessoas foram adquirindo linhas e aumentou a demanda de números e com isso foi necessário organizar e  padronizar os números em todo o globo. Ainda na década de 90 o Brasil tinha um sistema de telefonia precário e muito caro em sua maioria sendo apenas para empresas e a elite e os serviços de atendimento ao consumidor eram em sua maioria realizados por correspondência. Até que em 11 de setembro de 1990 o Presidente Fernando Collor de Mello sancionou o Código de Defesa do Consumidor para proteger, regulamentar e responsabilizar as relações entre o fornecedor e o consumidor (LEI Nº 8.078). Em 1997 surge a Lei Geral de Telecomunicações (LEI Nº 9.472) junto com a ANATEL uma autarquia para regular o setor de telecomunicações e contribuir com o desenvolvimento do Brasil.

Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC

Embora houvessem muitos avanços tecnológicos, legislativos e na expansão da telefonia deixando-a mais acessível para outras classes do povo brasileiro, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) só foi normalizado em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornando obrigatória a gratuidade para o consumidor fazendo com que as empresas se encarreguem das despesas pelo serviço (DECRETO Nº 6.523).

A diferença do 0800

Ter um número não geográfico na sua empresa tem suas vantagens como:

  • Direcionamento de chamadas que podem ser redirecionadas de maneira flexível para praticamente qualquer destino. Por exemplo, elas podem ser atendidas em diferentes call centers, dependendo de onde o cliente está localizado ou do horário em que faz a chamada.
  • Economiza por ter um único número em vez de usar vários para cada serviço. E ele funciona como uma máscara que pode ser direcionado para vários setores do SAC por meio de URA, filas e ramais. E isso melhora ainda mais com a tecnologia VoIP! Você pode criar uma central 0800 facilmente com a 55PBX!
  • Não é ligado a uma localização específica por ser um número não geográfico, isso possibilita que a empresa não fique presa a determinada região ou estado podendo receber chamadas pelo mesmo custo de ligação (isso pode variar de acordo com a empresa). Também caso a empresa mude sua localidade o número continua o mesmo.
  • Resiliente em casos de desastres naturais, incêndios e outros incidentes um número de telefone comum pode ficar indisponível por tempo indeterminável. Um número 0800 por ser um número não geográfico pode continuar funcionando em outra região desde que sejam tomados os procedimentos necessários para seu funcionamento.

Como ter um número 0800?

Hoje em dia é muito fácil. Usando o sistema da 55PBX como exemplo, você pode ter um em menos de 24 horas! Com a tecnologia VoIP PABX as chamadas podem ser atendidas em qualquer lugar do mundo desde que esteja conectado a internet. Através de um webphone que funciona como extensão do Google Chrome você pode ter montar um call center com operadores fora do país usando a plataforma de forma rápida e segura. Isso facilita muito para empresas de todos os portes que atuam num mundo digital e globalizado.

Sem dúvidas o número 0800 veio para facilitar a vida do consumidor e das empresas também, já que através de dados fornecidos pelos clientes podem fazer melhorias e reverter até mesmo cancelamentos de serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *