O que é PABX ou PBX?

Surgimento e origem do termo

PBX ou PABX é a sigla de Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados) que é um sistema sucessor do PMBX  (já temos uma matéria sobre ele aqui). Isso foi uma inovação de grande impacto no mundo da telefonia por automatizar os trâmites entre linhas e ramais diminuindo o custo e o tempo de operações, facilitando a instalação e abrindo mais oportunidades para novos usuários do sistema.

A esquerda: operadoras de telefonia de Seattle em uma troca de ramais privados (PMBX) em 1952. A direita: Central telefónica (PABX)TESLA no início dos anos 70 produzida na Checoslováquia.

Como funciona o PABX analógico

Como funciona o PABX

PABX ou central privada de comutação, é um sistema geralmente usado por empresas ou condomínios. Através de uma linha principal (chave/tronco) que passa por uma central de comutação ela é dividida em ramais (ramos) e distribuídos entre usuários individuais. Isso permite que vários usuários utilizem a mesma linha, por exemplo 11 5555-5555, e dividam a mesma em linhas isoladas com seu número de ramal. Ex.: 11 5555-5555 + número do ramal.

Com o surgimento e a expansão da internet novas tecnologias foram desenvolvidas, principalmente na área da comunicação. Com isso, novos sistemas substituíram o PABX analógico que tanto marcou uma era. Ainda existem muitas empresas que ainda usam o sistema analógico, mas este já está ultrapassado e sua manutenção é muito mais cara com relação ao seu sucessor o VoIP PBX conhecido também como PABX Virtual. Confira no próximo artigo o que é esse sistema e quais são suas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *